Página inicial > Últimas Notícias > Seminário Nacional de Catalogação e Tecnologia

Seminário Nacional de Catalogação e Tecnologia

• Publicado: Domingo, 28 Julho 2024 20:05
  • Última Atualização: Domingo, 28 Julho 2024 20:09
imagem sem descrição.

O “Seminário Nacional de Catalogação e Tecnologia” SNCaT é uma oportunidade imperdível para discutir e compartilhar experiências sobre a gestão e o acesso à informação em diversos tipos de acervos e bibliotecas. O evento abordará uma ampla gama de tópicos relevantes, incluindo estratégias para o ensino, avanços em padrões de metadados, e as mais recentes tecnologias aplicadas à catalogação, classificação e indexação.

Realizado de 24 a 26 de setembro de 2024, este seminário oferece uma plataforma única para profissionais, pesquisadores e acadêmicos discutirem e compartilharem experiências sobre a gestão e acesso à informação em diversos tipos de acervos e bibliotecas.

Durante o evento, serão discutidos diversos tópicos, incluindo estratégias para o ensino, avanços em padrões de metadados, tecnologias aplicadas à catalogação, classificação e indexação, bem como práticas na gestão de recursos informacionais. Com eixos temáticos cuidadosamente elaborados, o seminário proporcionará uma análise abrangente dos desafios e oportunidades enfrentados no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, incentivando a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.

Eixos Temáticos:

1. Ensino em Classificação, Catalogação e Indexação

2. Pesquisa em Classificação, Catalogação e Indexação

3. Prática em Classificação, Catalogação e Indexação

Datas Importantes:

• Submissão de trabalhos: 20/05/2024 a 31/07/2024

• Avaliação dos trabalhos submetidos: até 10/08/2024

• Divulgação dos trabalhos aprovados: até 15/08/2024

• Realização do Seminário: 24 a 26/09/2024

Chamada de Trabalhos:

Os trabalhos podem ser submetidos a um dos seguintes Eixos temáticos do SNCaT:

• Ensino

• Pesquisa

• Prática

Subtemas:

1. Tendências em Metadados

2. Automação na Catalogação, Classificação e Indexação

3. Princípios e políticas para Catalogação, Indexação e Classificação

4. Instrumentos da Catalogação, Classificação e Indexação

5. RDA (Resource Description and Access)

6. Sistemas de classificação, tesauros, listas de cabeçalhos de assunto e ontologias

7. Notação de autor e ordenação de acervos

8. Interoperabilidade, integração de Dados e Linked Data

9. Preservação Digital e Catalogação, Indexação e Classificação

10. Ciência Aberta e Catalogação, Indexação e Classificação

11. Catalogação, Indexação e Classificação de recursos eletrônicos e materiais não livro

12. Catalogação, Indexação e Classificação colaborativa

13. Desafios Éticos na Catalogação, Classificação e Indexação

14. Usabilidade e Interface do Usuário

15. Controle de autoridade e de vocabulário

16. Desenvolvimento Sustentável e aspectos sociais da Catalogação, Indexação e Classificação

Oportunidades de Colaboração:

Ao reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos de todo o país, o SNCaT possibilita a divulgação de pesquisas recentes, estudos de caso e projetos inovadores que contribuem para o avanço da área. Isso não apenas enriquece o repertório de informações dos participantes, mas também impulsiona o desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis para os desafios enfrentados no campo da catalogação e tecnologia da informação.

Além disso, o seminário oferece uma oportunidade estratégica para fortalecer parcerias e colaborações entre instituições de pesquisa, universidades, bibliotecas, arquivos e outros órgãos ligados à gestão da informação. O intercâmbio de ideias e a criação de redes de cooperação resultantes deste evento podem levar a novas iniciativas de pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e programas de capacitação que beneficiam não apenas os participantes, mas também a sociedade em geral.

Não perca esta oportunidade de se atualizar e contribuir para o avanço da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Participe do SNCaT e faça parte desta importante discussão!

Para mais informações e submissão de trabalhos, acesse nosso site oficial: https://sncat.ibict.br/

registrado em: